Uma das datas do ano mais importantes para as famílias, o dia delas, as gloriosas formosas e somente nossas, mães! Cada qual a seu jeito e únicas. Que coração de mãe não vai gostar de um agrado extra neste dia? Trago para vocês sugestões a tornar a data bem charmosa ao redor de uma mesa! Congregar, homenagear, curtir com mamãe breves momentos que sejam. Feliz de quem tem a sua ainda. Curta, divirta-se e a faça mais orgulhosa ainda de você. Ela vai amar.
Começamos com um bom cardápio…
Aqui está minha escolha. Inspirei-me em Lina Bo Bardi, arquiteta modernista que também amava cozinhar. Fiz seu arroz azul! Compus o prato com minha receita de filé de frango com alecrim e ao molho de cebola cristal e mel. Servir com um vinho branco geladinho, tudo de muito bom.
Vinhos brancos de uvas brancas, selecionei este Chardonnay 2014 da vinícola Casa Silva, chilena respeitada e sempre com vinhos de qualidade. A Chardonnay é uma uva, de cepa ( videira, casta) com origem francesa e que adaptou-se bem, como muitas outras em diferentes locais ou países.
As também brancas de diversas origens como a Riesling, a Muscat, a Viognier, a Sauvignon Blanc, a Sauvignon Gris, a Prosecco ( é uma uva sim), a Verdicchio, a Trebbiano, a Alvarino, a aromática Malvasia de Cândia, a Albariño, e a Torrontés entre centenas de cepas que existem podem resultar em opções de vinhos finos que podemos encontrar em vinícolas, supermercados, casas especializadas e nas compras pela internet para apreciar e degustar. Serão brancos elaborados a partir destas uvas.
Cada uma delas imprime características de aromas, cor, frescor, sabor, estrutura específicos dentre os ítens a se observar num vinho.
O vinho usado para acompanhar esta receita é elaborado de uvas Chardonnay, como diz em seu rótulo. Sua safra é 2014. Para um vinho branco já não é jovem como os de nosso país. É um vinho de terras mais altas, mais frias a noite, quentes e boa insolação de dia que aliado à sua elaboração diferenciada e passando por uma temporada em tonéis de carvalho, lhe conferem maior longevidade.
Com um pouco mais de estrutura como se fala… um pouquinho mais denso sem perder o frescor, a vivacidade e o sabor tornando-se assim mais complexo inclusive nos aromas. Me atrevo a dizer que “caiu” muito bem com o prato. Harmonizou.
Fica a dica: Chardonnay ( é o nome da uva; o vinho aqui é o Santa Terra Estate da Vin. Casa Silva) com seu inconfundível aroma de maçã verde!
Mas não paramos por aí… e o brinde tem que acontecer. Antes ou após o almoço ou jantar sugerimos esta maravilha que eu havia prometido trazer para vocês.
O Espumante VIVELAM CELEBRATION Moscatel, da Vinícola Velho Amâncio de Santa Maria/RS www.velhoamancio.com.br
Super festiva, docinha como só a uva Moscatel da qual é feita; borbulhante, fresca e viva como a vida deve ser!
Vejam a profusão de borbulhas na taça, isso que a mousse, a coroa branca já havia se retraído quando fiz a foto. É um espumante saboroso e aromático. Percebi muito aroma de favo e mel, miolo de pão e um toque de floral doce… hummm delícia.
De dar “água na boca” ou melhor, espumante com macarons para encerrar.
Doce e divinos como coração de mãe estou apaixonada pelos macarons da Le Macarons by Confeitaria Copacabana de Santa Maria/RS. São uma obra de arte além da textura e sabores incomparáveis.
Com a VIVELAM CELEBRATION Moscatel a gastronomia e confeitaria ficaram dos Deuses do Olimpo!
Desejo a todas as maravilhosas Mães um lindo dia comemorativo junto a quem mais amam regado de muita saúde, alegria e orgulho! Tim tim!
Dedico a (in memoriam) Odília Maria Marchezan Manhago.
Que luxo de mesa! E que cardápio delicioso… A receita, bebidas, sobremesa, tudo combinando perfeitamente! Amei esse post!
Querida! Obrigada.
Adoro uma mesa linda também.
Beijos!
Olá,tudo bem?
somos do Le Macaron e agradecemos pela publicação dos nossos doces.Temos uma grande admiração pelo teu trabalho,parabéns.
Sucesso e mais uma vez obrigada.
abraços
Obrigada Tatiana e Manuela1
Vocês merecem.
Abçs
Carmen.