O SABRÀGE
Este elegante e divertido ritual vem fazendo sucesso em confrarias por aí. Mesmo quem não pertence à alguma e tem interesse poderá aprender e deliciar os convivas amigos mostrando sua destreza em sabrar uma garrafa de espumante e melhor ainda degustando e compartilhando o “vinho de estrelas” (borbulhas)!
Então como sabrar? Bem, primeiramente você deve ter o instrumento chamado sabre, específico para este fim. Já acessou nosso outro post? Se ainda não, visite o TAL SABRE II.
CURIOSIDADES
A garrafa de espumante não é fabricada como uma peça inteira. São primeiramente duas partes (metades). Então temos duas emendas. Procure na garrafa, girando-a até ver uma linha que a percorre do gargalo até a base. Identifique-a pois irá usá-la ao sabrar.
Temos ainda uma terceira parte: a boca da garrafa ou o “anel” é também uma peça em separado. Repare bem nele que existe uma emenda ao redor e logo abaixo da embocadura da garrafa. Estes detalhes são facilitadores do sabrage.
SIGA OS PASSOS E SUCESSO
1 – A garrafa do vinho espumante deve estar sempre bem gelada, entre 6 e 8 graus C.
2 – Tenha seu sabre à mão.
3 – Retire o lacre e a gaiola ( o cestinho de mental) da garrafa do espumante.
4 – Escolha uma direção segura para voltar a garrafa pois a rolha e o anel de vidro podem projetar-se para mais de 4…5 metros! Elimine o risco de acidente.
5 – Identifique a linha de emenda na garrafa( uma delas) de forma a visualizá-la na parte que fica voltada prá você.
Acima veja a linha fina, reta que aparece na horizontal entre o rótulo e o contrarrótulo, esta é a emenda.
6 – Segure então a garrafa com firmeza no meio e mais próximo da base. Se necessário passe uma toalha para retirar a fina camada fria que se forma e que pode fazer a mão deslizar.
7 – Segure a garrafa em frente ao seu corpo e em angulo de 30 a 45 graus em relação à você em pé.
Acima, veja uma forma de você segurar a garrafa.
Esta é diferente, note que estou firmando a garrafa de outra maneira; ou seja, o fundo da mesma é côncavo como as gafarrafas de vinhos, o que facilita segurá-las para servir e não alterar muito a temperatura já que a área de contato com a mão é minimizada sem deixar de ser firme. Antes de sabrar experimente esta forma de segurar a garrafa treinando quando vai servir um vinho. Use o procedimento que lhe for mais confortável.
8 – Deslize o sabre firmemente, decididamente e rápido a partir da parte mais larga da garrafa, por sobre a linha de emenda de preferência, e até o “anel “, o “bico ” sem parar.
9 – Quanto mais o sabre estiver em posição de cruz exata com a garrafa e escorregando pelo trajeto da emenda, melhor será a quebra do anel.
Não se preocupe pois se bem executado, a força de expulsão projeta qualquer vestígio, resíduo sólido que por ventura houver no sabrage.
10 – É só servir e apreciar!
Hummm! Essa garrafa daí provocou alegrias! Cumpriu sua finalidade!
*Não recomendado para menores de 18 anos.
Oi linda!!!! Quando vieres a Bento vais me ensinar,mas trás a sabre,depois tu me ajudas a comprar um também.O vídeo ficou sensacional.O Blog está ótimo,perfect!!!!Bjos,Syl;
Eu consegui! Eba! Adorei as dicas!