ELEGANCE PETERLONGO – CHAMPENOISE BRUT
Espumantes brasileiros chamando a atenção. Cada vez mais reconhecidos mundialmente.Mais de 20 premiações para este vinho espumante Peterlongo Elegance Brut! Confira no site da vinícola.
Manoel Peterlongo, imigrante italiano no Brasil, em 1913 inicia seu sonho de produzir champagne como era do conhecimento na época o nome deste tipo de vinho. Em 1915 funda-se o Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo. Desde esses tempos foram usados em alguns de seus produtos o termo champagne; outras vinícolas da Serra Gaúcha também o fizeram em diferentes períodos, igualmente como muitas outras regiões produtoras de espumantes no mundo.
Sabe-se como já comentamos que o termo Champagne se rerefe estritamente ao vinho espumante elaborado sómente na região de mesmo nome na França. Ocorre que a AOC ( Appellation dÓrigine Contrôlée) sistema de denominação de origem para vinhos consolidados e reconhecida por outras regiões e países, na França para o Champagne passou a existir a partir de 1927. Os franceses então defendem ferrenhamente sua propriedade deste termo – Champagne conseguindo destivar seu uso por aqueles que não são da particular região da França.
Em se tratando de Brasil, na década de 70 representantes de empresas francesas questionaram legalmente as empresas brasileiras que faziam uso da palavra champagne em seus vinhos espumantes. A vinícola brasileira argumentou usar o termo antes da criação da A.O.C. francesa. Resultou que a Vinícola Peterlongo obteve do STF – Supremo Tribunal Federal o direito de fazer uso do termo champagne em seus produtos. Isto é vigente até o presente momento de publicação deste post.
Assim podemos dizer que temos um champagne brasileiro? Para a Peterlongo é uma realidade legal poder usar este termo. Para nós apreciadores o assunto não deixa de ser interessante e curioso. Cada um tem sua opinião ou não, a respeito, é claro.
Penso que o Brasil em termos de vinhos deve ainda encontrar sua identidade e aí obter suas DOC como o Vale dos Vinhedos. Identificar as especificidades de terroir nas nossas já diversas regiões produtoras, fazer cada vez mais vinhos originais e autênticos trará o reconhecimento e apreciação aos produtores e seus produtos. Um caminho a ser percorrido se houver consenso entre os vitivinicultores e determinação para tal empreitada.
A Peterlongo tem tradição, qualidade em seus vinhos e espumantes como o Elegance Brut e o Presence que são uma delícia!
* Imagens buscadas no site da Vinícola Peterlongo: http://www.peterlongo.com.br
Deixe uma resposta